domingo, 20 de dezembro de 2009

Boas Festas!

A criatura superou o criador: depois das vossas belíssimas mensagens de Natal, a professora não se atreve a escrever um texto longo, sob pena de ficar envergonhado perante os vossos. Assim, muito Boas Festas para todos.

Fátima Domingues


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL


O Natal é uma altura mágica, é a época de que mais gosto. Tenho pena, porém, de que só se lembrem das pessoas carenciadas e das crianças, nesta ocasião.
No Natal, o que está em primeiro lugar é o Nascimento de Jesus e a figura do Pai Natal. As crianças esperam o Pai Natal, mas só por causa das prendas. Em minha casa o Natal é muito especial, na mesa nunca falta um bom bacalhau, camarão, polvo, rabanadas, aletria e mexidos. Pois é, na minha casa vem o Pai Natal, a minha tia disfarçada que traz as prendas. É uma loucura!
Mas como digo, o Natal não é como antigamente. antes nem prendas havia, o principal era o Nascimento do Menino.
Quando passo pelas ruas, nesta altura, sinto-me tão feliz! Adoro ver as casas com as decorações de Natal, e o “cheiro” do Natal, que não sei explicar.
Sabem, em minha casa, este ano o pinheiro é verdadeiro. Adoro estar com a minha família no dia da ceia.

Daniela Gonçalves

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL



O Natal é estar em família e em harmonia. Para algumas pessoas, porém, o Natal não tem o mesmo significado, porque não têm um pai ou mãe de quem possam receber e dar carinho e amor.
O Natal devia ser uma história de encantar para toda a gente, mas principalmente para aqueles que mais necessitam.
Por isso, para mim o Natal devia ser mais do que presentes, mas sim um convívio entre a família e os que mais se amam e acima de tudo uma época de amizade solidariedade.


Vítor Duarte Rua

MENSAGEM DE NATAL



O que é o verdadeiro natal?
O significado do verdadeiro amor, a felicidade, a celebração do nascimento do menino Jesus.
Mas, para algumas pessoas, é só a simples e prática troca e prendas. Essas pessoas não conhecem a essência do espírito do natalício. Essas pessoas não sabem que algumas crianças e suas mães não sabem o que é o Natal. Essas pessoas não conhecem o natal porque não se importam com ninguém, só se importam com elas próprias e a sua família. Mas eu e minha família ajudamos sempre como podemos.
E agora e já posso responder a pergunta inicial: "o que é o verdadeiro natal?".
O verdadeiro natal é o amor, carinho, felicidade por todos nós, ajudando os mais necessitados e aqueles que nem sabem o que é o Natal e só se preocupam com a troca de prendas.
Vamos ajudar os outros, sem pedir nada em troca!

Andreia Silva

Noite de Natal



Noite de Natal!

Era noite de Natal, pensei que ia ser uma noite igual às outras, mas não foi… esta foi especial!
Tal como todas as outras noites, tomei banho, vesti a camisa de noite, calcei os chinelos e desci as escadas. Mas, enquanto descia, senti-me leve, muito leve, cada vez mais leve e quando dei por mim estava a sobrevoar a minha casa, escola, tudo!
Dali via-se tudo, nem reparei que estava num trenó, até alguém pousar uma luva aveludada, muito quentinha no meu ombro.
Olhei para trás… e lá estava ele, com um sorriso calorosa, gorducho, todo vestido de vermelho e branco, com os presentes atrás dele. Pensei que era um sonho…
Pousou na minha mão uma coisa muito pequena embrulhada em cetim amarelo dourado com uma fitinha vermelha. Eu meti-a no bolso ansiosa por abri-la ainda naquela noite mas, cansada, adormeci!
Quando acordei, estava na minha cama e pensei: “foi um sonho”, mas lembrei-me do presentinho que ele me tinha dado. Vi, no bolso, e lá estava ele!
Fui logo contar à minha mãe, mas ela riu-se! Fui contar ao meu pai e ele riu-se! Fui contar ao meu irmão e aos meus amigos, mas todos se riram também! Não levei aquilo a peito, afinal fui eu que o vi e não eles.
Abri o presente e dentro tinha um sininho igual ao das renas voadoras com aquela melodia encantadora. Pensei: “Este é o melhor Natal de sempre!”.

Júlia Cardoso Reininho

MENSAGEM DE NATAL


O Natal em minha casa é sempre muito fixe porque recebo muitas prendas, como jogos da Wii, que é uma consola que está ligada à televisão.
Adoro o Natal, é uma festa em que recebo muitos amigos e também gosto de brincar com as amigas da minha irmã.
Adoro brincar, dançar, jogar, pular, pinchar no Natal, principalmente quando chega hora de dar e receber as prendas.
Ai, a comida, isso é que eu gosto! Adoro rabanadas, leite creme, pudim, aletria, isso é que eu gosto!
As sobremesas são fantásticas! Adoro o Natal porque é uma festa em que a casa está decorada e a mesa também!
O meu sonho é que todos os meninos e meninas do mundo inteiro possam ter um Natal tão bom como o meu!
FELIZ NATAL!


Tiago Cardoso Reininho

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL


O Natal é uma festa muito alegre.
Nos dias antes do Natal as crianças ficam muito ansiosas. Querem saber que prendas lhes vão dar, querem montar o pinheiro e o presépio e gostam de enfeitar a casa com luzes a brilhar.
Na noite de Natal, é maravilhoso ver tantas crianças juntas e divertidas a brincar. Quando chega a hora de abrir as prendas é uma alegria ver as crianças felizes, a rasgar o papel de embrulho.
Mas… e os que não têm pais? E os que não têm a sorte de poder ter prendas? Todos deveriam ter o direito de ter prendas e todos deveríamos ter o dever de não deixar que houvesse injustiça no mundo.

Sara

MENSAGEM DE NATAL

Este Natal, queria de todo o coração, que todos nós tivéssemos uma grande festa de Natal e um bom Ano Novo!
No Natal, sente-se um ar familiar, parece que tudo em volta é paz e amor. É por isso que eu adoro o Natal e queria dizer que um Natal só com muito dinheiro e muitas prendas não traz felicidade.
O melhor da minha noite de Natal é quando chega o meu primo vestido de Pai Natal. Ele entra em minha casa e quando tira o saco das costas a alegria dos meus primos não tem fim. Deve ser a ansiedade de ver o que está escondido em cada presente.
Acho que toda a gente gosta do Natal.

Inês Peixoto

sábado, 12 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL


Este Natal queria que todas as crianças do mundo inteiro, especialmente as que não conhecem a sua família, tivessem muito amor e carinho.
Assim elas seriam muito mais felizes ao lado dos seus pais e da sua família, e conheceriam o verdadeiro espírito natalício.

João Pedro

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL


Olá, amigos!

Estou aqui para lhes desejar um Feliz Natal. Não se esqueçam de que o Natal não é só fazer festas , abrir presentes, isso não é o mais importante. Vamos ajudar quem não tem um Natal Feliz. Ninguém é diferente de ninguém .
Um feliz Natal , para voces!

Angelina Ferreira

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL

Olá, meninos e meninas!
Estou aqui para vos dizer que o Natal é uma festa muito especial, é o nascimento de Jesus.
O Natal não é só a festa, receber prendas, comer doces... é muito mais do que isso, é estar com a família, é amor, alegria, é festejar o nascimento de Jesus.
Por isso nunca se esqueçam do mais importante: a alegria do Natal!
FELIZ NATAL!!

Alexandra Mendes

Mensagem de Natal


O Natal é como uma família que significa felicidade e também é o dia em que o Menino Jesus nasce.
As pessoas reúnem-se para dar presentes, amor e carinho e também comem todas juntas.
Em cima da mesa nunca nos esquecemos de pôr bacalhau, polvo, batatas cozidas, camarão e para sobremesa umas boas rabanadas, aletria, mexidos e formigos. As pessoas dão-nos presentes de que nós gostamos muito.

Andreia Caridade

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL

Olá, meninos!


Vamos, então, começar a "postar" as vossas mensagens de Natal. A primeira, e bem bonita, é a do João Miguel, que já ma enviou. Fico à espera das outras.

O Natal é um dia de festa para uns e um dia normal e até infeliz para outros.
Há crianças que passam o Natal com as famílias e fazem uma grande ceia, recebem prendas e brincam felizes. É bom ver um sorriso na cara de uma criança!
Mas há outro tipo de Natal, o das crianças pobres. Passam o dia nas ruas, ao frio, espreitando às janelas das casas, vendo as outras crianças felizes e sentindo-se elas tristes.
Acho que no Natal todas as crianças deviam receber prendas e ficarem felizes.


João Miguel

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Se me fossem concedidos três desejos...

Começo, como combinámos, a "postar" as vossas composições. A primeira é a da Alexandra, pois que já ma enviou. Despachem-se, vá!
Se me fossem concedidos três desejos…

Se me fossem concedidos três desejos eu pediria algo que me ajudasse a "fazer" o meu futuro.
Primeiro pediria que tivesse saúde. Eu acho que é o mais importante, porque sem saúde não podemos fazer nada.
Em seguida, pediria que tirasse boas notas na escola porque, se não, não podia ser pediatra quando fosse adulta e isso eu queria muito, porque gosto muito de crianças.
Por último que ajudasse as minhas irmãs, também na escola, para elas poderem ser o que querem.
Isto era o que pediria. Eu acho que é o mais importante e não o dinheiro, aliás sem saúde não podia gastar o dinheiro em compras e sem boas notas não podia entrar num bom emprego para ganhar muito dinheiro, só se ganhasse o "Euro-Milhões".
Esta é a minha opinião e estes são os meus desejos.


Alexandra Mendes, nº 16

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Comentário do 6º H à peça "Babine, o Parvo"

Meninos,
Recebi um comentário do 6º H ao trabalho que vocês apresentaram na biblioteca. Aqui ficam as suas palavras simpáticas.


No dia 13 de Novembro de 2009, às 10h 10m, nós, a turma H, do 6º ano juntamente com a professora Cristina Costa, assistimos à dramatização de um conto russo:” Babine, o parvo”, na Biblioteca da Escola. Fomos recebidos pelo 6ºD e pela professora Fátima Domingues, num cenário onde encontramos vários objectos coloridos e diferentes. Assistimos à dramatização que achámos ter sido muito bem representada e verificámos que conhecíamos um conto tradicional português parecido com aquele: “O João Mandrião.” No fim da representação ficamos a conhecer um pouco da cultura russa e foram-nos apresentadas várias obras do autor de “Babine, o parvo”; Leão Tolstoi, assim como vários objectos provenientes da Rússia Adoramos ter estado na Biblioteca! Obrigado, professora Fátima Domingues e 6ºD!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Babine, o Parvo" em Banda Desenhada



BD da autoria de Tiago Reininho

Babine o Parvo de Leão Tolstoi

A turma brilhou na biblioteca da escola, representando "Babine o Parvo" de Leão Tolstoi!

   Aqui vemos a coreografia inicial, onde aparecem Lukéria (a mãe de Babine) representada por Adriana; a mulher de Babine representada por Patrícia; e a irmã de Babine representada por Júlia. Lindas... e muito bem ensaiadas!



   Os actores e actrizes foram muito apreciados e aplaudidos pelo público, que contou com a presenção de alunos do 6º ano, de professores e até do Director e Sub-director do Agrupamento.



    No final da peça, a biblioteca teve o privilégio de receber nas suas instalações o próprio Leão Tolstoi  (interpretado por João Miguel) para uma interessantíssima entrevista sobre a sua vida... um homem muito particular, de facto!



    Uma vez tratando-se de um projecto verdadeiramente interdisciplinar, a música não poderia deixar de marcar presença neste espectáculo tão variado: os alunos Patrícia, Júlia, Patrícia, Sara e Paulo tocaram na flauta o tema russo (origem de Leão Tolstoi): Jimba Papalusjka. Valeu a pena!

PARABÉNS AO 6ºD E À SUA DINÂMICA PROFESSORA FÁTIMA DOMINGUES!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Trabalho de Música: O Corne Inglês


O Corne Inglês é um instrumento de sopro de palheta dupla, da família do oboé, embora seja mais grave e maior do que o oboé e, geralmente, o instrumentista necessita de uma alça no pescoço para auxiliar o suporte, como no caso do fagote e de alguns tipos de saxofones.
A palheta dupla utilizada no corne inglês é muito semelhante à do oboé, mas não é inserida directamente no instrumento e sim num bocal.
A técnica é a mesma do oboé. A formação de todo o instrumentista de corne inglês passa antes pela aprendizagem do oboé. Apesar de não ser igual ao oboé, o corne inglês pode ser considerado um oboé tenor.
O timbre do corne inglês, por ser mais grave, é mais aveludado e escuro do que o do oboé. No entanto, o seu uso é mais incomum, tendo sido mais mais utilizado em peças orquestrais a partir do século XIX. Um solo de corne inglês bastante conhecido está no 2º movimento da Nona Sinfonia de Antonin Dvorak, conhecida como “Novo Mundo”.

ORIGEM:
Não se sabe de onde surgiu o nome “Corne Inglês”. Uma teoria é que as versões do instrumento datadas do século XVIII seriam parecidas com o oboé da caccia , um instrumento barroco da família do oboé, que tinha a forma curvilínea e, por isso, era chamado de “cor anglé” (que significa “chifre angulado”) ou corps anglé (que significa corpo angulado), também utilizado em caçadas, na Antiguidade. O corne inglês, assim como o oboé, teve como antecessor a charamela.
Vitor Duarte Rua

Trabalho de música: a MARACA


A Maraca é um instrumento de agitamento, constituído por uma bola que pode ser de cartão, plástico ou até uma cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa, e uma pega. Tradicionalmente são feitas de carapaça seca (ex.: coco) que no seu interior contêm feijões, sementes ou pedras pequenas. Quando os feijões, sementes ou pedras batem por dentro dessa carapaça, consegue-se ouvir o som deste instrumento.

Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou arranhar, quando tocadas. Normalmente tocam-se aos pares - uma maraca para cada mão - agitando; embora também se possa tocar rodando-as lentamente.

Nasisi

Dadoo

Tcha-tcha

Huada

Bapo ou carcaxa

Sonajas

chinchin

Alfandoque, carangando ou geraza

Maruga

Este instrumento é típico das danças latino-americanas. É conhecido por outros nomes nos países da América latina: asson ou tcha-tcha no Haiti, alfandoque, carangano ou geraza na Colômbia, nasisi no Panamá e sonajas no México, bapo ou carcaxa no Brasil, chinchin na Guatemala, dadoo na Venezuela, huada no Chile e maruga em Cuba.

As maracas pertencem à categoria da percussão.

As maracas são classificadas como idiofones: instrumento musical em que o som é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão.


Conga

São usadas em música pop, latina e clássica. Na família das maracas encontram-se instrumentos similares tais como os seguintes: bongô, timbale e conga. Utilizam-se especialmente nas músicas dos países das Caraíbas, América do Su l, Brasil e Colômbia.

Tiago Reininho

quinta-feira, 5 de março de 2009

HAPPY BIRTHDAY TEACHER!!








Que linda festa o turma do 5ºD preparou para a sua Directora de Turma...

terça-feira, 3 de março de 2009

PARABÉNS À TURMA!


Parabéns a todos... já conseguem fazer muitas coisas no mail e no blog!
Toca a participar, sempre!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Bem vindos ao blogue da vossa turma!

Vamos iniciar um novo caminho todos juntos?
Preparem-se pois na próxima 4ª feira vamos trabalhar em Área de Projecto.

beijinhos