quinta-feira, 7 de maio de 2009

Trabalho de Música: O Corne Inglês


O Corne Inglês é um instrumento de sopro de palheta dupla, da família do oboé, embora seja mais grave e maior do que o oboé e, geralmente, o instrumentista necessita de uma alça no pescoço para auxiliar o suporte, como no caso do fagote e de alguns tipos de saxofones.
A palheta dupla utilizada no corne inglês é muito semelhante à do oboé, mas não é inserida directamente no instrumento e sim num bocal.
A técnica é a mesma do oboé. A formação de todo o instrumentista de corne inglês passa antes pela aprendizagem do oboé. Apesar de não ser igual ao oboé, o corne inglês pode ser considerado um oboé tenor.
O timbre do corne inglês, por ser mais grave, é mais aveludado e escuro do que o do oboé. No entanto, o seu uso é mais incomum, tendo sido mais mais utilizado em peças orquestrais a partir do século XIX. Um solo de corne inglês bastante conhecido está no 2º movimento da Nona Sinfonia de Antonin Dvorak, conhecida como “Novo Mundo”.

ORIGEM:
Não se sabe de onde surgiu o nome “Corne Inglês”. Uma teoria é que as versões do instrumento datadas do século XVIII seriam parecidas com o oboé da caccia , um instrumento barroco da família do oboé, que tinha a forma curvilínea e, por isso, era chamado de “cor anglé” (que significa “chifre angulado”) ou corps anglé (que significa corpo angulado), também utilizado em caçadas, na Antiguidade. O corne inglês, assim como o oboé, teve como antecessor a charamela.
Vitor Duarte Rua

Trabalho de música: a MARACA


A Maraca é um instrumento de agitamento, constituído por uma bola que pode ser de cartão, plástico ou até uma cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa, e uma pega. Tradicionalmente são feitas de carapaça seca (ex.: coco) que no seu interior contêm feijões, sementes ou pedras pequenas. Quando os feijões, sementes ou pedras batem por dentro dessa carapaça, consegue-se ouvir o som deste instrumento.

Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou arranhar, quando tocadas. Normalmente tocam-se aos pares - uma maraca para cada mão - agitando; embora também se possa tocar rodando-as lentamente.

Nasisi

Dadoo

Tcha-tcha

Huada

Bapo ou carcaxa

Sonajas

chinchin

Alfandoque, carangando ou geraza

Maruga

Este instrumento é típico das danças latino-americanas. É conhecido por outros nomes nos países da América latina: asson ou tcha-tcha no Haiti, alfandoque, carangano ou geraza na Colômbia, nasisi no Panamá e sonajas no México, bapo ou carcaxa no Brasil, chinchin na Guatemala, dadoo na Venezuela, huada no Chile e maruga em Cuba.

As maracas pertencem à categoria da percussão.

As maracas são classificadas como idiofones: instrumento musical em que o som é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão.


Conga

São usadas em música pop, latina e clássica. Na família das maracas encontram-se instrumentos similares tais como os seguintes: bongô, timbale e conga. Utilizam-se especialmente nas músicas dos países das Caraíbas, América do Su l, Brasil e Colômbia.

Tiago Reininho